sexta-feira, 18 de maio de 2012

Práticas de Relaxamento (Parte IV)










Vamos para a nossa última postagem da série sobre relaxamento. Com certeza, cada uma de nós já incluiu em sua rotina semanal, alguma delas, eu espero. Como afirmei no início da temática, relaxamento é mais uma atitude que uma prática, logo, um processo que exige continuidade para se obter os efeitos esperados. Pode parecer estranho, ao se falar sobre esse tema, incluir a importância de nutrir relacionamentos tranqüilos. Mas é justamente sobre isso que vamos falar essa semana. Ter uma família que ofereça apoio, amizades fortes e muitas pessoas para cumprimentar quando caminhamos por onde andamos, nos deixa mais felizes, saudáveis e relaxadas. A forma mais importante de evitar o isolamento social é cultivar o relacionamento consigo mesma. Ao se amar e perdoar suas falhas, você emana compaixão e atrai outras amizades, naturalmente. Vejamos algumas sugestões práticas para fortalecer nossos relacionamentos e torná-los mais saudáveis:

Motive-se: permita que o desejo de ficar saudável a motive a conhecer outras pessoas. Pesquisas afirmam que mulheres com menos de seis contatos pessoais têm mais propensão a depressão, obesidade, diabetes e entupimento das artérias. Portanto, junte-se a algum grupo: matricule-se num curso de línguas; freqüente algum grupo de encontros; entre para um coral ou curso de artes. Enfim, se você passar duas horas por semana na companhia de pessoas desconhecidas, mas imbuídas dos mesmos objetivos, elas rapidamente se tornarão amigas. Um detalhe: esse contato apenas em ambiente virtual tem um efeito menor, se comparado ao contato pessoal.

Um ato de bondade aleatório: uma boa sugestão para ampliar seu bem-estar social é você espalhar boa vontade com boas ações por impulso, ou seja: pague o café para a pessoa que está atrás de você na fila; deixe um livro que você já leu no ônibus, para outros lerem; dê flores a um desconhecido com um cartão sincero; mande um bolo feito por você para seu vizinho de porta ou colega de trabalho; etc. Aumente o otimismo, sorrindo para um desconhecido e deixando que ele também retribua seu gesto de simpatia.

Evite a ansiedade: se permita parar por um período de ler jornais ou assistir notícias na televisão e na internet, a fim de evitar que as guerras e tragédias dos outros aumentem o peso do seu fardo. Pense nas sábias palavras de Benjamin Franklin: Não antecipe os problemas nem se preocupe com o que talvez nunca venha a acontecer. Mantenha-se sob a luz do sol”.

Homeopatia para combater a tristeza: procure um homeopata ou alguma farmácia especializada para obter os seguintes medicamentos: (1) Aconitum – ideal para combater a sensação de entorpecimento e de dificuldade para lidar com a realidade; (2) Ignatia – recomendado para combater a tristeza aguda com choros e suspiros, bem como rompantes emocionais e sensação de sufoco constante; (3) Nat. Mur. (cloreto de sódio) – indicado para combater a tristeza persistente, apesar da situação estressante não ser tão recente.

Seja Receptiva: abra-se para o que a vida tem a lhe oferecer.

Seja você mesma: busque ser autêntica, praticando aquilo que lhe dá prazer: culinária; caminhada; esporte; poesias; brincar com as crianças; etc. Isso a ajudará a administrar a raiva, a repousar e se recuperar do stress diário.

Dica de Leitura











Título do Livro: Lugar de Médico é na Cozinha

Autor: Dr. Alberto P. Gonzalez

Editora: Editora Alaúde

Ano: 2008

Número de Páginas: 296

Receita da Semana











RECEITA DE BOLO DE CHOCOLATE CASEIRO
(Receita enviada por Lúcia)

Ingredientes:
·         3 xícaras de farinha de trigo (peneirada)
·         2 xícaras de açúcar (peneirado)
·         Uma xícara de chocolate em pó (peneirado)
·         Uma xícara de óleo
·         3 ovos
·         Uma colher de chá de Pó Royal
·         Uma colher de chá de Bicarbonato de Sódio
·         ½ colher de chá de sal

Modo de Fazer:
Misture todos os ingredientes em uma vasilha grande e bata bem, de preferência, na batedeira, em velocidade média. Acrescente, aos poucos, duas xícaras de água fervendo e continue batendo. Após a mistura ficar homogênea, despeje a massa em uma forma untada com manteiga e farinha. Asse em forno moderado por uns 35 a 40 minutos. Enfie o garfo ou palito para verificar se assou o suficiente. Retire do forno e cubra com a cobertura de chocolate.
Cobertura:
Coloque em uma panela os seguintes ingredientes: uma lata de leite condensado; ½  lata de leite integral; uma colher de sopa de manteiga sem sal; 4 colheres de sopa de chocolate em pó. Leve ao fogo, mexendo sem parar. Deixe ferver pro uns cinco a dez minutos e ,quando tiver engrossado, despeje sobre o bolo desenformado e ainda quente.

Rende 12 fatias

Versículo da Semana











Que a sua felicidade esteja no SENHOR! Ele lhe dará o que o seu coração deseja.
Ponha a sua vida nas mãos do SENHOR, confie nele, e Ele o ajudará.

(Salmos 37: 4-5 – Bíblia na Linguagem de Hoje)

domingo, 13 de maio de 2012

Dia das Mães










Na semana do Dia das Mães, não poderia deixar de falar sobre esse tema com vocês, leitoras. Afinal, tive uma mãe mais que especial, uma serva de Deus e uma Mulher de Fé. Foi com ela que aprendi a trilhar os caminhos do Evangelho e tive o melhor exemplo de cristianismo na prática. Lembro com carinho, das noites em que a via ajoelhada ao lado de minha cama orando e das muitas ações de amor e compaixão que dedicava a toda família e amigos. Minha mãe foi uma mulher resiliente, forte, batalhadora e extremamente autêntica. Gostava de receber em casa, mantendo sempre a mesa posta. Trabalhou como funcionária pública em Brasília e soube criar suas duas filhas com dignidade, procurando oferecer o melhor que estava ao seu alcance. Minha mãe fez suas escolhas na vida e soube enfrentar as conseqüências (boas e ruins) dessas escolhas, com dignidade, sem murmurar ou se vitimizar. Ela tinha o dom do amor e da misericórdia e os usou em todo o tempo com aqueles que Deus colocava em seu caminho. Hoje, também sou mãe e, posso dizer que tento me espelhar no modelo de mãe cristã que recebi, mas ainda tenho muito que me aperfeiçoar. Sou a mãe mais feliz do mundo! Minhas duas jóias preciosas são Ana Luíza e Gabriel, que, a cada dia que passa, me deixam mais feliz e realizada. No Dia das Mães, apesar da saudade, só tenho a agradecer ao Pai pela mãe maravilhosa que Ele escolheu para mim e pelo privilégio de ser mãe de duas jóias.
Feliz Dia das Mães a todas vocês! 

Práticas de Relaxamento (Parte III)














Voltamos ao nosso assunto semanal: relaxamento. Tenho certeza de que, se você experimentou algumas dicas postadas no Blog, você já está um pouco mais familiarizada com o tema, não é mesmo? Dizem que os nossos olhos são espelho da nossa alma. O nosso rosto reflete muito das nossas emoções, inclusive, as preocupações que temos, muitas vezes, são gravadas em formas de marcas de expressão na testa e ao redor dos lábios. O stress aumenta a produção de radicais livres associados ao envelhecimento; portanto, a expressão sofre duplamente, se não relaxamos. Além disso, o hormônio cortisol também atrasa nossa recuperação cutânea, ao desviar o fluxo sanguíneo e os nutrientes da pele para os músculos e o cérebro nos momentos estressantes. Contudo, sempre existe um antídoto natural para minimizar tais prejuízos: relaxar o corpo. Vejam algumas idéias fáceis para relaxar seu corpo.

Confira sua expressão facial: ao concluir uma tarefa, observe-se no espelho. Você está franzindo a testa ou as sobrancelhas? Seus lábios estão apertados e sua mandíbula cerrada? Recomponha sua expressão facial, dando um leve sorriso e alongando o pescoço. Sinta como isso alivia as tensões. Você pode ainda, dar algumas batidinhas leves, com as laterais dos dedos indicadores, da sobrancelha até a linha do cabelo, em um ritmo que alivia o stress. Faça em um lado da testa, no centro e, em seguida, do outro lado da testa.

Alimentos que recuperam a pele: os alimentos ricos em Complexo B e em vitaminas A, C e E ajudam a combater os danos causados pelos radicais livres e a reparar a pele. Essas vitaminas são encontradas nos ovos, peixes oleosos, frutas e hortaliças frescas e coloridas, em verduras da cor verde-escura, em cereais integrais, nozes e castanhas. A maçã verde também auxilia no combate ao stress. Capriche no consumo diário desses alimentos, comendo, pelo menos, três frutas por dia.

Óleos faciais que aliviam o stress: alguns óleos são ricos em antioxidantes que ajudam a combater os danos causados na pele pelos radicais livres provenientes do stress. Faça uso desses óleos para massagear a pele do rosto e combater as linhas de expressão: óleo de rosa mosqueta; óleo de argan; óleo de semente de uva; óleo de cedro.


Coma damascos e beba chá: coma um punhado de damascos secos todos os dias. Eles são uma ótima fonte de potássio e ajudam no controle da pressão sanguínea. Quanto aos benefícios do chá, sabe-se que pessoas que ingerem diariamente uma xícara de chá preto, se recuperam com mais rapidez dos efeitos nocivos do stress, além de se sentirem mais tranqüilas até 50 minutos depois. Um estudo do King`s College de Londres revelou ainda que, tomar cerca de três xícaras de chá por dia melhora o desempenho mental.



                 

Dica de Filme


















Titulo: Mamma Mia! 

Diretor: Phylida Lloyd

Gênero: Musical

Atores Principais:
 Amanda Seyfried, Meryl Streep, Pierce Brosnan, Stellan Skarsgard, Colin Firth

Sinopse: Donna é uma mãezona legal e protetora, mas que nunca contou para Sophie quem é seu pai. Nas vésperas de seu casamento, Sophie acha o diário secreto de Donna. Nele, descobre o nome de três homens com quem a mulher se relacionou e que podem ser seu pai. Ela resolve convidá-los para seu casamento, na tentativa de que sua mãe conte qual deles é o verdadeiro. Essa mamãe é uma ótima cantora e teve uma fase muito estranha, mas agora é hora de botar as mãos na massa com a filha, organizar um casamento e fazer alguns testes de DNA.








Crème Brulée
(Receita enviada por Maristela Neves)

Ingredientes:

  • 600 ml de creme de leite fresco
  • 1 fava de baunilha
  • 6 gemas
  • 1/4 de copo de açúcar refinado
  • Açúcar refinado para tostar 


Modo de Fazer:

Coloque o creme de leite para aquecer numa panela. Raspe a fava de baunilha e junte as sementes e a fava ao creme, na panela. Desligue quando abrir fervura.
Bata as gemas com o açúcar refinado, até virar uma gemada, o mais branco possível. Despeje o creme na gemada, mexendo sem parar. Derrame aos poucos, para não cozinhar as gemas. Coe com uma peneira bem fina e reserve.

Coloque uma toalha no fundo de uma forma e sobre ela, disponha as travessinhas onde servirá o Creme. Acrescente na forma água morna até 1/3 da forma. Cubra a forma toda com papel alumínio, com o lado fosco para cima. Leve ao forno a 120•C de 30-40 minutos. Após ter assado os pudins, deixe esfriar e leve à geladeira por 2 horas.
Na hora de servir, polvilhe com açúcar refinado e toste com um maçarico. Volte a polvilhar e toste novamente. Sirva em seguida.

Rende 4-6 porções, dependendo do tamanho das vasilhas

Versículo da Semana















"Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti."

(Isaías 49:15)