domingo, 21 de julho de 2013

Refletindo sobre Família no Altar de Deus







Caras leitoras, eu e meu esposo admiramos muito o Reverendo Hernandes Dias Lopes. e temos tido o privilégio de ouvi-lo com certa frequência e sermos extremamente edificados por esse servo de Deus.

No Post de hoje trago uma reflexão sobre a família escrita por ele e estou certa de que vocês também serão edificadas com essa leitura, tal como fui.



A Decisão de Servir a Deus na Família

Sua família é o maior patrimônio que você possui. Bens, diplomas e sucesso  profissional perdem o significado para você sem a felicidade de sua família. Na verdade, nenhum sucesso compensa o fracasso da sua família. Não podemos construir nossa felicidade sobre os escombros da nossa família. Não é prudente alçarmos vôos solitários, fazendo carreira solo, deixando a família para trás. Não é coerente ser uma pessoa acessível para os estranhos e incomunicável dentro de casa. Não é racional sermos amáveis com os estranhos e truculentos dentro do lar. Não é consistente sermos piedosos na igreja e profanos no recesso da família. Nossa família precisa estar a serviço de Deus dentro e fora dos portões.

Há muitas famílias doentes e feridas. Há muitas famílias precisando de cura e restauração. Deus ama a família, pois a instituiu. Deus não abre mão da família, pois esta é uma agência do seu Reino na terra. Josué, o grande líder que substituiu Moisés e introduziu o povo de Israel na terra da promessa, deu testemunho diante de toda a nação que ele e sua casa serviriam ao Senhor (Js 24.15). A essas alturas, Josué tinha prestígio e bens, sucesso e fama, mas nenhuma conquista pessoal diminuiu seu propósito de consagrar sua família a Deus. Corremos o risco de priorizarmos outras coisas na família. Buscamos a prosperidade financeira. Cobiçamos o sucesso profissional. Investimos na formação intelectual dos nossos filhos. Disputamos o nosso lugar ao sol. Embora, essas bandeiras sejam legítimas, nada disso nos aproveitará se descuidarmos do principal, que é colocar nossa família no altar de Deus para O servirmos com alegria e fervor. 

De que maneira nós podemos servir a Deus na família?

1. Podemos servir a Deus na família através de relacionamentos orientados pelas Sagradas Escrituras – Não podemos servir a Deus, sendo uma bênção para o mundo se não somos um exemplo dentro de casa. O que somos no lar é o que refletimos no mundo. A nossa vida familiar é o alicerce do nosso testemunho para fora dos portões. Uma família onde o marido agride a esposa com palavras e atitudes; uma família onde a esposa não se submete ao marido, antes o trata com desprezo. Uma família onde os pais provocam os filhos à ira e os tratam com amargura, deixando-os desanimados. Uma família onde os filhos desonram os pais e rejeitam seu ensino e exemplo não pode servir a Deus nem ser luz para outras famílias. Precisamos de famílias que vivam em harmonia, que cultivem relacionamentos saudáveis, que andem segundo as balizas da própria Palavra de Deus.

2. Podemos servir a Deus na família através do abandono de práticas que desonram ao Senhor – O povo de Israel ao entrar na terra prometida começou a se esquecer de Deus, a murmurar contra Deus e a imitar o culto dos povos pagãos. Entregaram-se à imoralidade e à idolatria. Capitularam-se a várias práticas pecaminosas e fizeram alianças perigosas que acabaram destruindo a própria nação. O pecado é sorrateiro e sutil. O diabo é um estelionatário e o pecado é uma fraude. O pecado parece inofensivo e aparentemente apetitoso. Mas, aqueles que se rendem a ele, acabam prisioneiros e atados com grossas correntes. Uma família feliz é aquela que busca a santificação. Que lança fora de sua casa aquilo que é abominável ao Senhor. Que não põe diante dos seus olhos coisa imunda. Que não introduz dentro de sua casa bens mal adquiridos. Que não transforma o lar num ambiente de intriga, discussões amargas e maledicências sem fim. A família feliz ama a Deus e odeia o pecado. A família bem-aventurada abandona toda forma de mal e busca ansiosamente as coisas lá do alto, onde Cristo vive.

3. Podemos servir a Deus na família através da renovação de propósitos elevados que glorificam ao Senhor – Precisamos constantemente rever nossos conceitos e valores e ter coragem de mudar, buscando sempre re-alinhar nossa vida aos princípios da Palavra de Deus. Devemos restabelecer na família a prática do culto doméstico. Devemos manter sempre acesa no altar da família a chama da oração. Precisamos amar a Casa de Deus, tendo prazer de buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e sua justiça. Devemos restabelecer no lar a prática do diálogo regado de compreensão e amor.Precisamos ser cautelosos nas críticas e, pródigos nos elogios. Precisamos ter disposição para perdoar e jamais guardar mágoas no coração. Precisamos investir mais e cobrar menos. Precisamos fazer da nossa casa o melhor ambiente para se viver. Precisamos, à semelhança de Josué dizer: “Eu e a minha casa serviremos ao Senhor” (Js 24.15).

REV. HERNANDES DIAS LOPES

Hernandes Dias Lopes é pastor colaborador da Igreja Presbiteriana de Pinheiros. Cursou Teologia no Seminário Presbiteriano do Sul, em Campinas e tem doutorado em Ministério pelo Reformed Theological Seminary, de Mississippi (EUA). Diretor Executivo da LPC (Luz Para o Caminho), membro titular da Academia Evangélica de Letras do Brasil e autor de mais de 100 livros. O Rev. Hernandes é casado com Udemilta e pai de dois filhos: Thiago e Mariana.

Dica de Leitura








Título: Segredos para Uma Vida Excepcional

Autor: Joyce Meyer

Ano: 2013

Editora: Bello


Número de Páginas: 214

Receita da Semana










Creme de Abóbora com Carne Seca
(Receita enviada por Eduardo)

Ingredientes:

  • Três xícaras de abóbora japonesa picada
  • Uma colher de sopa de azeite (para refogar a cebola)
  • Uma cebola refogada
  • Uma xícara de leite de coco
  • Uma xícara de carne-seca cozida e desfiada
  • Água suficiente
  • Salsinha picada
  • Pimenta-dedo-de-moça picada a gosto
  • Sal a gosto


Modo de Fazer:

  • Picar a abóbora em cubos já descascada.
  • Cozinhar a abóbora por 20 minutos.
  • Em uma frigideira, refogar a cebola com azeite e sal. Reservar.
  • Bater no liquidificador a cebola refogada, a abóbora cozida, o leite de coco.
  • Acrescentar mais água até dar o ponto de sopa, se necessário. Pode usar a água do cozimento da abóbora.
  • Despejar esse creme em uma panela média.
  • Acrescentar a carne-seca, a pimenta e a cebolinha.
  • Acertar o sal.
  • Sirva dentro de abóboras pequenas e enfeite com salsinha, pimenta e requeijão.

Versículo da Semana












“Mil cairão ao teu lado, e dez mil, à tua direita, mas tu não serás atingido.”


(Salmos 91:7)