domingo, 30 de junho de 2013

Mulheres Hoje - Parte IV








Caras leitoras, espero que estejam gostando dessa série de Posts resumindo as idéias de Sheryl Sandberg a respeito dos desafios que assolam as mulheres nos dias atuais e seus sábios conselhos apresentados no livro Faça Acontecer.

Pois bem, hoje vamos conhecer um pouco mais sobre as experiências dessa executiva bem sucedida do Facebook e de sua trajetória profissional.

Sheryl conta no livro que, quando foi convidada a trabalhar no Google, logo no início de sua criação, ela ficou em dúvida de aceitar ou não o convite. Foi quando um grande amigo dela lhe deu o seguinte conselho: ”... se te oferecerem um lugar num foguete, você não pergunta qual é. Você simplesmente entra.”  Ou seja, para esse amigo dela, existe apenas um critério importante na hora de se escolher um bom emprego – a rapidez no crescimento da empresa almejada.

Isso deve-se ao fato de que, segundo ele, quando as empresas crescem rápido, há mais coisas a fazer do que gente para fazer e, por outro lado, quando as empresas crescem mais devagar ou param de crescer, há menos coisas a fazer e gente demais fazendo coisa nenhuma, dando lugar a estagnação geral e, muitas vezes, à politicagem.

Foi depois desse sábio conselho que Sheryl ingressou na Google e passou a analisar as empresas por seu potencial de crescimento, quando se trata de oportunidades, sobretudo na área da Tecnologia. Mas, ainda dentro dessa lógica, a autora afirma que mesmo atuando em outras áreas menos competitivas, sempre existem setores e equipes que se expandem com mais velocidade que as demais e necessitam de pessoal qualificado.

Além desse conselho recebido de um amigo, Sheryl compartilha uma outra decisão que muito ajudou-a na vida profissional: ter sonhos e traçar planos viáveis.

Sheryl diz que todos possuímos sonhos no longo prazo, mas todos deveríamos ter também alguns planos de dezoito meses. Ela mantém essa prática em sua vida profissional, deixando claros os objetivos a serem alcançados nesse prazo e organizando-os em duas frentes: a primeira frente, seria aquela em que você estabelece metas que você e sua equipe possam e desejam realizar e, uma segunda frente, seria aquela em que você  estabelece objetivos pessoais de curto e médio prazo, visando adquirir novas habilidades e competências nos dezoito meses que se seguem. 

A autora está certa de que todos possuímos algum espaço para mehorar. Alguma área que ainda não está como gostaríamos. Quando queremos nos corrigir em algum traço da nossa personalidade que nos atrapalha ou, em algum hábito nocivo, precisamos encarar isso realisticamente falando e, para vencê-los, a autora afirma que muitas vezes precisamos até mesmo exagerar na direção oposta, a fim de atingir um meio termo.

Ela dá um exemplo: uma pessoa tímida para falar em público, deve procurar oportunidades de falar o máximo que puder, nas situações as mais diversas, cada vez para um público maior, visando vencer a timidez. Ela afirma que não é fácil vencermos nossa tendência natural, mas, com objetivos e propósitos claros, somado a esforço e persistência, tudo é possível.

Dica de Filme











Título: A Máfia volta ao Divã

Direção: Harold Ramis

Elenco: Robert De Niro, Billy Crystal, Lisa Kudrow, Anthony LaPaglia


Sinopse: Preso na penitenciária de Sing Sing, Paul Vitti (Robert De Niro), o poderoso chefão da máfia, tem um estranho colapso e desembesta a cantar canções da peça Amor, Sublime Amor. Preocupados com a situação, os federais decidem chamar Ben Sobel (Billy Cristal), seu analista, para verificar o que está acontecendo. Diagnóstico: Vitti não tem condições clínicas de continuar preso. Mas tem muito menos condições morais para ser livre. A solução? Libertá-lo sob a custódia de seu analista, para desespero de Laura (Lisa Kudrow) sua esposa. O lado divertido da máfia está de volta, juntamente com a diversão. Robert De Niro (Vitti) e Billy Crystal (Sobel) voltam a viver seus bem-sucedidos papéis de A Máfia no Divã. Desta vez, Vitti jura estar pronto para arranjar um emprego comum e entrar na linha. O estressado Sobel quer acreditar, mas a tarefa fica difícil com todas as visitas familiares que ele recebe. Será que quando mais tenta sair do crime, Paul acabará puxado de volta?

Receita da Semana






Mousse de Pistache
(receita retirada do site Cyber Cook)

Ingredientes:

  • Meia  xicara de pistache sem sal picado
  • Uma lata de leite condensado
  • Uma lata de creme de leite
  • Três claras de ovo
  • Uma colher de sopa de manteiga


Modo de Fazer:

Leve o creme de leite ao congelador para separar o soro do creme.

Coloque em uma panela o leite condensado, o pistache e a manteiga.

Leve ao fogo mexendo sempre até obter o ponto de brigadeiro.

Espere esfriar um pouco.

Bata as claras em neve na batedeira e reserve.

Misture o creme de leite sem o soro no brigadeiro de pistache e mexa até virar uma massa uniforme.

Junte as claras em neve devagar e misture levemente.

Despeje pequenas porções dessa massa em vasilhas individuais e leve à geladeira, por pelo menos 2 horas, antes de servir.

Versículo da Semana






"Miserável homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte?"

(Romanos 7:24)