domingo, 11 de novembro de 2012

Uma Maçã por Dia (Parte I)








Caras leitoras, de uns três anos para cá, tenho lido muitos artigos e livros sobre saúde, bem-estar, qualidade de vida e alimentação saudável. Vocês devem ter percebido a ênfase dos posts anteriores, nessa direção. Pois bem, gostaria de compartilhar com vocês essa semana, um resumo do que aprendi com a leitura do livro de autoria do químico e professor Joe Schwarcz, Best Seller número I no Canadá, intitulado Uma Maçã por Dia.

No caso da nutrição, o professor Joe afirma que existe um consenso por parte da ciência, com uma opinião abalizada e confiável a respeito do que devemos comer. Ele resume os principais aspectos envolvidos nessa questão nutricional da seguinte forma: “... coma frutas, bagas e hortaliças em quantidade e, se possível, oito a dez porções por dia. Lave-as bem e não se preocupe muito em saber se foram cultivadas organicamente ou da maneira convencional. Procure variedade: quanto mais colorido, melhor. Coma peixe umas duas vezes por semana, ficando atento ao fato de que mulheres em idade de engravidar e crianças pequenas precisam limitar o consumo de espécies como peixe-espada e atum fresco ou congelado, que tem sabidamente alto teor de mercúrio. Carne vermelha deveria ser um prazer ocasional; carne de aves é melhor. Em qualquer dos casos, elas deveriam cobrir um pequeno pedaço do prato, o resto ficando repleto de hortaliças, arroz integral ou massa integral. Comece a maioria dos dias com aveia, linhaça e bagas. Não é preciso ter medo dos ovos: é improvável que mesmo cinco por semana tenham efeito sobre o colesterol sanguíneo. Minimize os alimentos processados, particularmente os que contêm muito sal e gordura hidrogenada. Laticínios com baixo teor de gordura são uma excelente fonte de cálcio e deveriam ser incluídos na dieta. Os refrigerantes não têm nenhum valor nutricional que os redima. Chá verde é uma excelente bebida, embora haja poucos problemas com o café, se consumido com moderação. Castanhas são um ótimo lanche. Use óleo de canola ou azeite de oliva, mas evite frituras e churrasco freqüentes. Chocolate escuro é uma sobremesa melhor que bolo de chocolate. Uma bebida alcoólica por dia é ótimo. Não é preciso dizer que o consumo total de calorias deve ser contrabalançado com gasto de energia. E lembre-se de que não há alimentos ou bebidas “milagrosos” por aí.”

O autor afirma que aderir a uma boa nutrição não é uma tarefa tão complicada, como defendem muitos pesquisadores e nutricionistas. Contudo, ele ressalta que além da dieta, estão envolvidos muitos outros fatores importantes que interferem na nossa saúde. No Post da próxima semana vamos conhecer alguns desses fatores e conhecer o cardápio diário do autor. Não perca!

Receita da Semana










Brigadeirão Branco
(Receita compartilhada por Geralda Vieira)

Ingredientes:

·         Uma lata de leite condensado
·         Uma caixinha de creme de leite
·         Três ovos
·         180 g de chocolate branco derretido
·         100 g de côco ralado (deixar um pouquinho para decorar)

Modo de Fazer:

Bater todos os ingredientes no liquidificador. Colocar em uma forma própria para microondas untada com margarina. Levar para assar por 8 minutos na potência máxima. Desligar o forno e deixar descansando mais 2 minutos dentro do forno. Retirar e desenformar.  Polvilhar com o côco ralado restante. Servir morno ou frio.

Dica de Filme








Título:  O Homem Sem Face

Diretor:  Mel Gibson

Elenco: Mel Gibson (Justin McLeod); Nick Stahl (Charles E. 'Chuck' Norstadt); Margaret Whitton (Catherine Palin); Fay Masterson (Gloria Norstadt); Gaby Hoffmann ( Megan Norstadt); Geoffrey Lewis (Chief Wayne Star); Richard Masur (Prof. Carl Hartley).

Sinopse: Huck Norstadt (Nick Stahl) é um garoto de 12 anos, órfão de pai e um estranho no ninho familiar. Sua mãe (Margaret Whotton) coleciona fracassos conjugais e uma de suas meias-irmãs, Gloria (Fay Masterson), mostra-se agressiva com ele. Para Chuck, só há uma alternativa: ingressar no colégio militar. O garoto é reprovado no exame preparatório mas ninguém de sua família se importa. Ele conhece o ex-professor Justin McLeod (Mel Gibson) que foi desfigurado por um acidente automobilístico e vive retirado, evitando os vizinhos. No início, McLeod rejeita qualquer contato com o menino, mas depois decide ajudá-lo a se preparar para o exame. A amizade entre os dois trará a tona fatos que o ex-professor prefere esquecer. O que ele tem a esconder?
  

Versículo da Semana







"Do Senhor é a salvação e sobre o Teu povo, a Tua bênção."

(Salmos 3:8)