"E, quanto à ressurreição dos
mortos, não lestes o que foi dito por Deus: Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de
Isaque, e o Deus de Jacó? Ora, Deus não é Deus de mortos, mas de vivos."
(Mateus 22.31-32)
"A primeira semana do mês de novembro em
muitas partes do mundo, e aqui no Brasil, é o momento em que as pessoas lembram
dos seus mortos. O dia 2 de novembro passado foi o dia em que as pessoas
visitaram os cemitérios em todo Brasil. Muitas velas, flores, e até comida e
bebida foram oferecidos aos seus mortos.
Resolvi lançar uma luz neste artigo,
de forma bem resumida, explicando o que a Bíblia diz sobre os dias depois de
nossa morte. Não quero aqui, entretanto, entrar em polêmica com alguns irmãos,
logo somente vou falar, de forma generalizada, sobre as promessas de Deus para
nós, os que crêem no plano de Deus para salvar a humanidade. Deus, antes mesmo
de o mundo existir e o ser humano ser criado, pela sua Onisciência, já tinha um
plano para "conquistar" o homem. Por que conquistar? Porque Deus não
criou robôs para o adorar, mas seres conforme sua imagem e semelhança que
pudessem escolher por si mesmos adorá-lo. Sim, dentre todos os seres o homem é
o único que pode escolher com consciência. Por isto o homem arca com as
conseqüências de sua escolha. Conseqüências boas ou ruins. O arquiteto de todo
Universo não fez o homem ao léu. Deus sabia que muitos se desviariam para o mau
caminho, se afastariam dEle, mas sabia também que muitos o amariam e o escolheriam
como Senhor de suas vidas. Por isto a expressão de Deus, nas pessoas de Pai,
Filho e Espírito Santo, resolveu enviar o único Filho de Deus, o Deus Filho,
Jesus Cristo, que se desfez de sua Divindade, e veio em carne, em forma humana,
para que por meio de seu sacrifício na cruz pudesse ser o Messias, o ungido de
Deus, o enviado, para que todo que nEle crer venha ter a vida eterna e seja
reconciliado com Deus.
O versículo Bíblico acima, de Mateus
22, fala que Deus não é um Deus de mortos, mas de vivos. A Bíblia nos promete a
Ressurreição. Esta palavra é a chave para entendermos o que Deus fará as
pessoas que morrem. A promessa da Ressurreição nos é dada por Deus na Bíblia em
muitos versículos: Isaías 26.19; Daniel 12.2; Salmo 49.14, 15; Mc 12.24-27; Rm
4.17; 1 Co 15.1-58; 2 Co 5.15-17; 1 Ts 4.16s etc.
O apóstolo Paulo diz em I Coríntios
15.20 que assim como Jesus ressuscitou primeiro, nós também, os que nEle
cremos, ressuscitaremos. Jesus mostrou que era Ele mesmo quando mostrou a Tomé
as marcas dos cravos que o pregaram na Cruz. Jesus não assumiu outro corpo para
aparecer aos discípulos. Mas Jesus, em seu próprio corpo, marcado pelos
ferimentos da Cruz, porém Glorificado, Transformado pelo poder do Espírito
Santo, agora podia atravessar paredes, podia desaparecer, e também voar. Ele
poderia aparecer com um corpo perfeito, o mesmo antes da crucificação, mas quis
mostrar aos discípulos o sentido da Ressurreição. Ao mesmo tempo em que Jesus
podia comer e beber com os discípulos, Ele podia também sumir como um espírito
o faz. Sim, este é o corpo glorificado que receberemos. A morte definitivamente
não é o final para os que crêem em Deus, e entregam a Ele suas vidas.
Muitos tentam entrar em contato com os
mortos, mas Deus proibiu esta prática (Deuteronômio 18.9-11) e ainda disse que
é uma abominação, um pecado muito grande diante dEle (Deuteronômio 18.12).
Para nós que estamos na Terra, em
nossos corpos físicos, os que morrem deixam de existir fisicamente. Mas para
Deus, estes espíritos vivem. Vamos analisar Lucas 16. Jesus narra o destino de
Lázaro e de um homem rico conforme descrito em Lucas 16.19-31. Não creio que
isto seja uma parábola, já que Jesus cita Abraão como personagem real deste
relato. Abraão não é um personagem de fábula, mas alguém que existiu, aliás, o
pai de Judeus e Árabes. Jesus sendo Deus conhecia profundamente o que ocorria
no outro lado da vida e cita que o rico ao morrer entrou logo em sofrimento, e
que Lázaro entrou logo na "presença de Abraão". Posso afirmar que
Abraão já estava na presença de Deus, pois os anjos de Deus conduziram Lázaro
até lá. Quando olhamos para Apocalipses 5.8 vemos os 24 anciãos prostrando-se
diante do Cordeiro, logo, antes mesmo do Juízo final acontecer, já estavam com
Deus. (Apocalipses 5 narra o cordeiro rompendo os selos e abrindo o livro para
os tempos de tribulação). Não tenho dúvidas de que Abraão é um destes 24
anciãos que já estão na presença do Todo Poderoso. Apocalipses 7:9; 13-17
também mostra os salvos diante do trono de Deus mesmo antes de ter ocorrido a
Juízo Final (ver também Ap 5.9-11). Se Lázaro foi à presença de Deus, também
nós iremos assim que o espírito sair do corpo, no momento de nossa morte.
No ano passado, indo ao trabalho, um
senhor sentou-se ao meu lado no ônibus, o qual logo vi que era um
"gringo" (pelo sotaque parecia ser Britânico). Ele pertencia a uma
religião não-Cristã e logo pude identificar qual era esta quando ele começou a
falar. Quando ele disse que ao morrer não vamos à presença de Deus, mas ficamos
"dormindo" eu citei Lucas 23.43:
"E
disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso".
Este senhor deturpou a palavra e veio dizer que a tradução correta era
"... Em verdade te digo hoje que estarás comigo no paraíso". (Lucas
23.43)
Ele veio dizer que o ladrão não estaria
com Jesus no paraíso no mesmo dia de sua morte, mas que Jesus lhe disse naquele
dia que ele estaria (em um dia futuro) com Cristo no paraíso. Não é isto o que
a Bíblia diz no original grego. Aquele senhor não sabia que eu era na época um
seminarista da Igreja Batista e que já tinha estudado um ano e meio da língua
grega. Então citei que no original a palavra "hoje" era perfeitamente
traduzida como sendo o dia em que o ladrão estaria com Jesus no paraíso, no
Reino Eterno. Pude ver o semblante do homem ficar alterado e ele bufava de
raiva sobre minha interpretação bíblica. O texto original no grego diz o
seguinte: "... Kai eiten auto o Iesus amen lego soi semeron met emon esse
en to paradeiso". A tradução gramatical correta, seguindo a flexão das
palavras em relação à palavra "hoje" é a seguinte:
E
então disse Jesus: "Verdadeiramente te digo: Hoje comigo mesmo estarás no
paraíso".
Note que a palavra "hoje"
(Semeron no grego) está flexionada e interligada com a palavra
"comigo" (Eimon no grego) o que sem sombra de dúvidas é traduzido
como "hoje comigo mesmo". Quando levamos a sério a palavra de Deus
podemos entender que as promessas de Deus também são sérias. A mensagem
apocalíptica da Bíblia é que aqueles que crêem em Jesus não devem temer a
morte, pois viverão com Deus por toda eternidade. E aqueles que morreram, mas
que creram em Deus, e nas suas eternas palavras registradas na Bíblia Sagrada,
estes já estão no paraíso com Deus, como aquele ladrão da cruz que aceitou que
Jesus era seu Salvador.
Sei que qualquer assunto que diz
respeito ao "pós morte" não é fácil e gera muita polêmica devido ao
vasto número de interpretações bíblicas neste sentido. Mas devemos lembrar-nos
das palavras do Senhor que nos trazem esperança:
"Deus não é um Deus de mortos, mas de
vivos" (Mateus 22.32)
"Disse-lhe Jesus: Eu
sou a Ressurreição e a vida. Aquele que crê em Mim, ainda que morra viverá; e
quem vive e crê em Mim, não morrerá eternamente. Você crê nisso?" (João
11.25)
Que você possa crer firmemente nestas
verdades bíblicas e nesta palavra de conforto do Senhor Jesus Cristo, pois só
Ele é quem nos garante a vida eterna junto a Deus, mesmo depois da morte
física."
Autor: Márcio C.
Rossi Bettecher