terça-feira, 26 de março de 2013

Domingo de Ramos











Caras leitoras, inicio o Post dessa semana me desculpando com todas vocês pelo atraso na atualização do Blog. Fiquei uns dias sem acesso a internet e isso dificultou enormemente o cumprimento de algumas tarefas importantes.

Nesse Domingo de Ramos, tive a oportunidade de visitar a Igreja Batista do Morumbi em São Paulo e ouvir uma linda Cantata de Páscoa, intercalada pelas sábias palavras do pastor Lisâneas Maciel que, diferentemente dos sermões costumeiros que ouvimos nessa ocasião, abordando aspectos relacionados ao Rei Jesus e sua entrada na cidade, veio nos "provocar" (no bom sentido, claro) com uma mensagem simples sobre cura. 

Confesso que achei o tema inusitado, num primeiro momento, em se tratando de véspera de Páscoa, porém, ao continuar prestando atenção no raciocínio do pastor, entendi onde ele queria chegar e terminei  sendo ministrada por essa simples reflexão, a qual tento resumir e compartilhar com vocês.

O pastor leu o texto do livro de Marcos que relata a cura da mulher que, há mais de doze anos, sofria de uma hemorragia e que, ao tocar nas vestes de Jesus, é imediatamente curada. Ele ressaltou que naquela época, sofrer desse tipo de enfermidade era motivo de exclusão e preconceito. Portanto, essa mulher precisava de uma cura física, mas também emocional. Jesus então a cura e percebe que dEle saiu virtude. Jesus  procura identificar a mulher que foi curada e vai até ela. Pois bem, o pastor salienta um primeiro aspecto desse fato bíblico: essa mulher, não ficou incógnita diante de Jesus, em meio a multidão. Ela foi tratada por Jesus naquela área que mais a incomodava, de uma maneira única. É assim que Jesus quer tratar conosco.

O pastor Lisâneas prossegue em sua reflexão, afirmando que, além disso, essa mulher foi curada porque teve fé. Ela acreditava que apenas tocando nas vestes de Jesus, sem dizer uma só palavra, ela seria curada. Foi exatamente isso que aconteceu. Pois bem, Jesus diz que a fé dela a curou. Vem então um segundo aspecto que o pastor enfatiza e questiona-nos: a nossa fé em Jesus, nas horas de aflição e temor, como está? Temos crido que Jesus pode nos curar dos males do corpo, da alma e da nossa mente? Ele conhece nossas angústias e está pronto para nos curar, mas, precisamos ter fé.

Ainda meditando nessa passagem, percebemos que aquela mulher, excluída da sociedade por sofrer dessa enfermidade por tanto tempo, após tocar nas vestes de Jesus foi  curada e ouviu do próprio Mestre que sua fé a curou. Ou seja, a partir daquele momento e daquele ato de fé, ela sabia que nada mais a separaria de ninguém. O pastor então salienta um terceiro aspecto para nossa edificação: essa cura deu àquela mulher uma nova identidade e uma nova condição diante de Deus e dos homens. Jesus a purificou! Ela ficou limpa no corpo e limpa na alma!

Finalizando então sua ministração, o pastor encerra com alguns questionamentos para nossa meditação pessoal, especialmente nessa época em que celebramos a Páscoa:
  • Como estamos nos apresentando hoje diante do Pai?
  • Podemos estar cheios de saúde, mas, será que conseguimos nos ver tremendamente pecadores e carentes do sangue do Cordeiro para nos lavar e nos limpar integralmente?
  • Será que nos vemos tão auto-suficientes que não precisamos ser perdoados e nem precisamos aceitar o sacrifício de Jesus na cruz?

Tal qual a mulher que foi curada de uma enfermidade que transformava sua vida em um sofrimento constante, Deus quer tratar conosco hoje de uma maneira única, nos lavando de nossos pecados e nos dando a oportunidade de sermos lavados e purificados no sangue precioso de Jesus. Você aceita? 

Bom Domingo de Ramos!

Dica de Filme










Título: O Pai da noiva 2

Diretor: Charles Sheyer

Elenco: Steve Martin; Diane Keaton; Kate Mcgregor-Stewart; Eugene Levy; Kieran Culkin; Kimberly Williams; Peter Michael Goetz; Dulcy Rogers; George Newbern; Rebecca Chambers; Jane Adams; Martin Short; B. D. Wong.

Sinopse: Nesta hilariante e popular comédia, podem esperar de Steve Martin e Diane Keaton grandes gargalhadas e momentos bem passados. George Banks sente-se jovem demais para ser avô e velho demais para ser pai outra vez. Então, quando a sua filha Annie, recentemente casada e a sua esposa Nina, anunciam que estão grávidas, George entra numa louca crise de meia idade, à medida que tenta, desesperadamente, encontrar a sua juventude.

Receita da Semana









Salada Moema

(Receita de minha autoria)

Ingredientes:
  • Dois ramos de alface roxa baby (orgânica)
  • Dois tomates
  • Um ovo cozido
  • 50gr de azeitona verde picada
  • 50gr de champignon em lascas
  • 50gr de nozes picadas
  • Patê de queijo Boudin (opcional)
  • Azeite
  • Sal
  • Molho Heinz para Salada - mostarda e mel  


Modo de Fazer:

Lave as folhas de alface e escorra bem.
Pique os tomates em cubos pequenos e pique o ovo cozido também. Junte ao alface lavado, bem como,  todos os demais  ingredientes.
Misture bem.
Tempere a salada com azeite, sal e um pouco do molho Heinz de mostarda e mel. Pode salpicar algumas porções de patê de queijo Boudin por cima da salada. Sirva em seguida.

Versículo da Semana











“E ele lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai em paz e sê curada deste teu mal.”

(Marcos 5:34)