quarta-feira, 2 de maio de 2012

Práticas de Relaxamento (Parte II)






















Vamos dar continuidade ao assunto da semana passada: relaxamento. Teremos mais dois artigos sobre esse tema aqui no Blog. A nossa intenção é tratá-lo como um tema e instigar as leitoras a transformá-lo em uma prática de vida.
Quando acordamos e pensamos: “a vida é só isso?” É hora de reservarmos um tempo para nós mesmas. É um sinal de que precisamos gastar uma noite ou, um dia para nos recolhermos e sossegarmos a alma, como diz o salmista. Dizem que uma das formas de facilitar o relaxamento é afastar-se e passar um tempo desligada desse mundo. Quando conseguimos encontrar um local sereno em meio a tanta agitação, podemos recuperar nossas energias, mergulhar em nosso interior, entrar em sintonia com O Criador e nos nutrir interiormente. Recolher-se é preparar-se para emergir com mais compaixão e vigor.

Faça Silêncio: você nem sempre precisa sair de casa para ter esses momentos a sós. Escolha um local na sua casa, num momento que esteja sozinha, talvez em frente à janela, olhando a natureza e se permita ouvir o silêncio. Preste atenção ao que acontece quando estamos em silêncio: a concentração aumenta e nos sentimos mais despertos, ainda que conscientes da voz interior e gritar. Faça disso um hábito – desligue o celular, a TV, o som, a sua voz e procure desfrutar desse momento a sós com você mesma.

Participe de Retiros Religiosos: esses retiros costumam ser lugares seguros, onde você pode permanecer em silêncio, porém monitorada, caso a quietude lhe traga angústia, raiva ou culpa. Pessoas com mais experiência poderão ajudá-la por meio de orações e outras formas especiais de concentração e meditação. Use os retiros para refletir como vive atualmente. Liste os momentos mais recompensadores e desafiadores do ano. Observe como você pode aprender com tudo isso. Pense nas amizades que valem a pena serem alimentadas. Não pense somente no que você quer, mas no que necessita e tenha como meta retornar ao seu dia-a-dia consciente de suas bênçãos. Esses retiros também possuem a capacidade de nos reconectar ao nosso Criador e Sua criação.

Tratamento em um SPA: passar um dia em um SPA, seja na própria cidade (SPA Urbano) ou afastado da metrópole, pode funcionar como um retiro, principalmente se os terapeutas forem sensíveis e o local for agradável e sossegado. Procure lugares onde possa usufruir da natureza, onde tenha a possibilidade de tomar um banho morno, sentir aromas diferentes e se permitir ser tocada por mãos suaves.

Sirva: a tradição cristã prega que devemos ser serenos ao orar e humildes durante o serviço. Essa dupla abordagem de equilíbrio entre os esforços interiores e exteriores nos permite viver de maneira intensa, pois, enquanto você explora seus caminhos interiores, você faz o bem ao próximo e desenvolve a equanimidade necessária para enfrentar os desafios diários.

Receita da Semana










Bacalhau Desfiado à Moda Antiquarius
(Receita enviada e adaptada por Gilson Magalhães)


Ingredientes:
800 gr de Bacalhau Desfiado
6 dentes de alho socados
2 cebolas raladas
1pct pequeno de Batata Palha
5 ovos
Azeite
Sal 

Modo de Fazer:
Deixe o bacalhau desfiado de molho em uma vasilha na geladeira, de um dia para o outro, trocando a água a cada 12 horas.
No dia seguinte, escorra o bacalhau, desfie em tiras fininhas retirando eventuais restos de pele ou outras partes que não valem a pena ir para a panela. Retire o excesso de água do bacalhau, torcendo em um pano de prato limpo. Reserve.
Em uma vasilha menor, bata os cinco ovos e reserve.
Em uma frigideira grande (de preferência uma bonita que possa ir à mesa) coloque azeite (3 colheres de sopa) e refogue a cebola e o alho.
Quando a cebola estiver dourada, acrescente o bacalhau desfiado na frigideira, refogando-o até que fique cozido, mas, sem deixar ficar muito seco ou duro. Regule o sal.
Acrescente os ovos ao bacalhau, misturando delicadamente, porém, garantindo que se espalhem homogeneamente sem formar bolos.
Por último, junte a batata palha na frigideira e misture mais um pouco, procurando deixá-la levemente crocante.
Sirva em seguida, acompanhado de arroz branco, regando tudo no prato com um bom azeite.

Rendimento: 6  porções

Tempo de preparo: 30 minutos

Dica de Leitura



















Título do Livro: Dinheiro, sexo e poder




Editora: Editora Mundo Cristão


Ano: 1988


Número de Páginas: 236 

Versículo da Semana














Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo.


(I Coríntios 6:20)