quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Projetos Pessoais para o Ano Novo






Caras leitoras, lá se vai mais um ano...

Olhando para trás, vemos que Deus foi Gracioso para conosco todos os dias, dando-nos oportunidades, as mais diversas. Vemos as lutas e desafios vencidos e podemos reconhecer que temos potencial para muito mais, debaixo da proteção e soberania divinas.

Curiosamente, ontem, ouvi um depoimento de uma criança de onze anos sobre uma prática familiar que considerei super interessante. Ela disse que todos os dias, na hora da refeição em família, cada um fala o ponto alto e o ponto baixo daquele dia. Ou seja, o que foi bom e o que poderia ter sido melhor, nas atividades realizadas. Daí cada um opina e compartilha conselhos sobre o que foi dito. Eles fazem isso o ano todo, não somente na época do final de ano.

Achei a idéia simples e extremamente positiva, afinal, precisamos tirar tempo para conversarmos sobre nossa vida (atual e futura) tanto com nossos filhos, quanto com nossos cônjuges, fazendo constantemente um balanço do nosso viver. Ou, até mesmo, fazer isso, individualmente, como uma auto-análise constante.

Eu e meu esposo ja perdemos a conta de quantas horas gastamos conversando sobre os projetos futuros para nossa família, procurando fazer isso de uma forma super prazerosa: tomando um bom vinho e conversando; fazendo uma caminhada no parque ou na praia e compartilhando sonhos; trocando idéias e até mesmo rolando uma “DR” enquanto dirigimos na estrada; enfim, tirando um tempo para esse fim e sonhando juntos.

Pois bem, todas vocês sabem que essa época de final de ano nos leva a pensar no futuro, no novo ano que desponta e fazer alguns planos para as diversas áreas da nossa vida. Nessa direção, recomendo a todas que não deixem a letra daquela canção “deixa a vida me levar...” ser uma verdade para vocês. Sugiro que, à luz da Palavra de Deus, retomemos o comando de nossa existência, fazendo planos para o futuro, reconhecendo aquelas áreas que precisam ser mudadas (saúde; alimentação; lazer; agenda; ministério; vida conjugal; maternidade consciente; realização pessoal; etc), tomando algumas iniciativas pró-ativas em direção aos nossos sonhos.

Nesse primeiro Post do ano, trago alguns conselhos interessantes de Eduardo Shinyashiki fáceis de serem aplicados no nosso dia-a-dia, desejando um ano novo repleto de grandes realizações pessoais, alegrias, vitórias, muita saúde e paz!!


O Desafio de Definir Objetivos
(por Eduardo Shinyashiki)

Ja pensou o quão importante são seus objetivos?

As metas são desejos, aspirações e sonhos projetados no tempo, pois o ser humano consegue, por meio do pensamento, imaginar-se no futuro. Ele é capaz de ver a situação do presente e vizualizar como poderia ser lá na frente, de ver aquilo que ainda não existe e ainda possui capacidades e qualidades para suportar as adversidades e superar os obstáculos, com determinação, força de vontade e foco, acreditando em uma visão e em continuar na direção dos objetivos.

Porém, para isso, precisamos reconhecer que nesse caminho podem existir incertezas e riscos, que a vida exige responsabilidade e compromisso com o percurso escolhido e continuos processos de readaptação e inovação.

Desenvolver o olhar de “dono do negócio“, de empresário do próprio projeto de vida, também é essencial, pois às vezes, além de não termos claro o nosso plano e onde o trabalho entra nessa estratégia, não temos definidos a direção e o real significado daquilo que estamos fazendo. Na verdade, a falta de autoprojeção no futuro comporta ações sem resultados, confusão e estresse.

Para ter um futuro de sucesso, estabelecer um norte é uma ferramenta poderosa que está em nossas mãos para ser usada a favor do projeto de vida e da realização dele e que permite ter consciência das ações necessárias para concretizá-lo. Para isso, podemos didaticamente refletir sobre alguns pontos:

1- Ouvir a voz interior: silenciar diálogos internos que mostram a autocrítica, para conseguir ouvir a voz interior e os desejos.

2- Definir objetivos: descobrir o que se quer e focar nessa conquista, sem subestimar nem superestimar os obstáculos do caminho.

3- Ter foco, atenção e concentração: não deixar que os desvios necessários para o caminho o tirem da meta principal.

4- Exercitar a mente: visualizar o objetivo para que fique fixado na mente, porém, sempre dando abertura a novas maneiras de atingi-lo que podem ser mais eficientes.

5- Visão em ação: saber avaliar tudo que precisa ser feito para chegar a meta proposta.

6- Comprometer-se com a mudança: utilizar o próprio poder pessoal para realizar mudanças e transformações na vida.

7- Redecidir: sempre que necessário, verificar a rota e, se for preciso, retomar o caminho anterior ou mesmo seguir um novo percurso para chegar onde se quer.

Nada é mais desafiador do que viver de acordo com nossos sonhos, assim como nada é tão emocionante do que criar objetivos na mente, antecipando-se ao futuro, para, assim, colocar em prática as ações que nos aproximam da concretização da realidade imaginada.


Dica de Filme





Título: Nova York, Eu Te Amo
Direção: Fatih Akin; Yvan Attal; Allen Hughes; Shunji Iwai; Wen Jiang; Shekhar Kapur; Joshua Marston; Mira Nair; Natalie Portman; Brett Ratner; Randall Balsmeyer
Elenco: Bradley Cooper; Justin Bartha; Andy Garcia; Hayden Christensen; Rachel Bilson; Natalie Portman; Irrfan Khan; Emilie Ohana; Orlando Bloom; Christina Ricci
Ano: 2009
Sinopse: onze diretores contam histórias de amor que se passam na cidade de Nova York. O filme nos moldes de "Paris, Eu Te Amo" é composto por nomes consagrados.




Receita da Semana





Pão de Farinha de Banana Verde com Chia
(Receita retirada da revista Mundo Verde)

Ingredientes:

  • Uma xícara (chá) de farinha de arroz
  • Uma xícara (chá) de farinha de banana verde
  • Uma xícara (chá) de água morna
  • Meia xícara (chá) de óleo de canola
  • Dois ovos
  • Duas colheres (sopa) de semnte de Chia
  • Uma colher (chá) de sal marinho
  • Duas colheres (sopa) de açucar mascavo
  • Dois envelopes de fermento biológico seco

Modo de Fazer:

Em uma tigela grande, misture o açucar, o sal e o fermento.

Adicione a água morna, os ovos e o óleo de canola e misture bem.

Junte a semente de Chia e as farinhas de arroz e de banana verde, misturando bem, até obter uma massa homogênea.

Cubra a massa com um pano de prato limpo e deixe descansar por trinta minutos.

Coloque a massa após esse período, em uma assadeira para pão untada e polvilhada com farinha de arroz e leve ao forno preaquecido a 180 graus durante quarenta e cinco minutos.

Desenforme ainda morno.

Versículo da Semana








Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.”

(2 Cor. 5:17)

domingo, 29 de dezembro de 2013

Natal: tempo de agradecer!




Caras leitoras, tive o privilégio na semana do Natal de desfrutar de momentos a sós com Deus, na beira mar da praia da Barra da Tijuca. Meus familiares estavam viajando, meu esposo trabalhando em outra cidade e eu fiquei só curtindo alguns dias na melhor companhia possível: eu e Deus.
Foram momentos de reflexão, meditação, oração, louvor e muita, muita gratidão!

Em uma das tardes em que caminhava na praia, o Divino Aniversariante me presenteou com esse pôr do sol que ilustra nosso Post. Confesso que me emocionei ao ver aquela imagem sobrenatural e receber do Menino Jesus um presente de tamanha beleza, sem merecer.

Recebemos presentes celestes todos os dias, mas, muitas vezes a correria da vida nos leva a tratá-los com leviandade, sem dar a devida importância a cada detalhe.

Como é bom poder caminhar sem ajuda de terceiros ou de muletas! Como é bom poder ouvir o som das ondas quebrando na praia! Como é bom poder sentir os cheiros da mata! Como é bom saber que as misericórdias de Deus se renovaram sobre mim nessa manhã! Como é bom receber o fôlego da vida! Como é bom ver Deus em todas as coisas que me cercam e saber que Ele sustenta o universo por amor a nós!

Em função disso, resolvi transcrever algumas passagens bíblicas que afirmam a importância da gratidão e reafirmam as promessas que Deus tem para nós, desejando a todas vocês um Natal de muitas alegrias e corações gratos!



Então cantou Moisés e os filhos de Israel este cântico ao Senhor, e falaram, dizendo: Cantarei ao Senhor, porque gloriosamente triunfou; lançou no mar o cavalo e o seu cavaleiro.
O Senhor é a minha força, e o meu cântico; ele me foi por salvação; este é o meu Deus, portanto lhe farei uma habitação; ele é o Deus de meu pai, por isso o exaltarei. O Senhor é homem de guerra; o Senhor é o seu nome. Lançou no mar os carros de Faraó e o seu exército; e os seus escolhidos príncipes afogaram-se no Mar Vermelho.
(Êxodo 15:1-4)



Então Miriã, a profetiza, a irmã de Arão, tomou o tamboril na sua mão, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamboris e com danças.
E Miriã lhes respondia: Cantai ao Senhor, porque gloriosamente triunfou; e lançou no mar o cavalo com o seu cavaleiro.
(Êxodo 15:20-21)


O Senhor é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz tornar a subir dela. O Senhor empobrece e enriquece; abaixa e também exalta.
Levanta o pobre do pó, e desde o monturo exalta o necessitado, para o fazer assentar entre os príncipes, para o fazer herdar o trono de glória; porque do Senhor são os alicerces da terra, e assentou sobre eles o mundo.
(1 Samuel 2:6-8)


Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.
(1 Tessalonicenses 5:18)



E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
(Romanos 8:28)

Dica de Leitura












Titulo: Guia Completo de Aromaterapia

Autor: Joanna Hoare

Editora: Pensamento

Ano: 2010

Número de Páginas: 256

Receita da Semana





Tiramissú de Frutas

(Receita retirada da revista Mundo Verde)

Ingredientes:

  • Dois potes de iogurte natural desnatado
  • Meio pote de leite condensado de soja
  • Quinze morangos
  • Duas bananas (prata)
  • Um mamão papaya
  • Dois kiwis
  • Três colheres (sopa) de semente de Chia
  • Raspas de limão
  • Hortelã

Modo de Fazer:

Bata na batedeira o iogurte e o leite condensado de soja.

Junte a semente de Chia e misture com uma colher. 

Pique as frutas em cubos e despeje em uma tijela.

Monte, em taças individuais, uma camada das frutas, uma camada do creme, alternadamente. 

Finalize com o creme e raspas de limão.

Enfeite com um ramo de hortelã.

Versículo da Semana






"Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo está sobre os seus ombros. E o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz."

(Isaías 9:6)