quinta-feira, 31 de julho de 2014

Estresse e a Seleção do Brasil (Parte IV)















Caras leitoras, o Post dessa semana traz a última parte do artigo publicado pelo Dr. Vladimir Bernik sobre o Estresse.

Iniciamos uma série de Posts sobre esse tema, inspirados no "apagão" da seleção brasileira na Copa de 2014, mas, sabemos que o estresse vem fazendo inúmeras vítimas na sociedade atual e merece nossa atenção.

Portanto, após nos aprofundarmos em muitos aspectos interessantes que envolvem o estresse, vamos, finalmente, conhecer algumas sugestões práticas de como combatê-lo, de forma mais consciente. 


Estresse: O Assassino Silencioso (Parte IV)


Como Diminuir o Estresse ?

Em um excelente artigo sobre estresse, principalmente no trabalho (e a maior parte de nós trabalha), o psiquiatra Cyro Masci sugere medidas profiláticas iniciais, secundárias e terciárias. Mas, em resumo, quando possível, devemos parar para pensar; para nos darmos a liberdade de termos um tempo para refletir sobre cada um de nós e seus esquemas pessoais, familiares, sociais, de trabalho, de estudos e até econômico-financeiros. 

Devemos reformular a vida, procurando reduzir as áreas geradoras de estresse. Um bom psiquiatra pode nos ajudar nesta tarefa.

Muitas vezes haverá a necessidade de uso concomitante de um tratamento medicamentoso, geralmente através dos modernos antidepressivos serotoninérgicos (ISRS) com ou sem ansiolíticos e/ou beta-bloqueadores por um tempo definido: começo, meio e fim.

Quando já existe um quadro orgânico instalado, desde uma simples gastrite a asma ou alteração cardiorrespiratória, a busca de atendimento clínico é fundamental. A correção da alteração clínica é imprescindível. E esta pode ir de um simples a complexo tratamento ou resumir-se somente às necessárias mudanças do modo de viver, incluindo lazer ou uma pequena prática esportiva constante (porque não uma caminhada diária?, que faz bem a qualquer um de nós).

Mas, a principal atitude ainda é um alerta ao modo de viver e de trabalhar com as vivências e com as emoções que a vida nos proporciona. E aí está verdadeira e milenar sabedoria.






DR. VLADIMIR BERNIK, Médico psiquiatra (pela AMB/ABP e pelo CFM). Coordenador da Clínica de Estresse de S. Paulo. Ex-Professor Regente de Psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas de Santos (até 1995). Consultor do Comitê Centre for Health Economics da Organização Mundial da Saúde junto à Universidade de York. ex-presidente da Sociedade de Hipnose Médica de São Paulo e ex-vice-presidente da Sociedade Brasileira de Hipnose. Médico do Trabalho (MTb - 1982) e integrantes da primeira turma de Especialistas em Medicina do Trabalho da AMB/ANAMT (janeiro de 1984). Ex-médico perito do Instituto Médico Legal de S. Paulo e perito judicial. Autor do "Primeiro Curso de Psiquiatria para o Médico Clínico" e de mais 158 trabalhos científicos. publicados.

Dica de Leitura













Título: O Diário de Anne Frank

Autor: Anne Frank

Editora: Record

Ano: 1947

Número de Páginas: 349

Receita da Semana






 


Panquecas Integrais de Alfarroba
(Receita retirada do site My Taste)


Ingredientes:


  • Oito colheres de sopa de farinha integral
  • Duas colheres de sopa de farinha de alfarroba
  • Um ovo
  • Trezentos ml de leite
  • Duas colheres de sopa de açúcar
  • Uma colher de café de Pó Royal
  • Uma pitada de sal


Modo de Fazer:

Junte a farinha integral e a farinha de alfarroba em uma travessa.

Passe essa mistura pela peneira.

Acrescente o Pó Royal, o sal e o açúcar.

Misture bem e vá juntando, aos poucos, o leite, até a mistura ficar homogênea.

Assar em uma frigideira antiaderente, levemente untada com óleo.

Deitar uma concha da massa, de cada vez, no tamanho desejado da panqueca.

Quando criar bolhas, pode virar.

Sirva quente.

Versículo da Semana









 "No mundo tereis aflição, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo."

(João 16:33)