terça-feira, 1 de abril de 2014

Ser Verdadeiro








Caras leitoras, no Brasil, comemora-se o "Dia da Mentira", no primeiro dia do mês de abril. Embora essa data muitas vezes passe batida da maioria de nós, costumamos  ficar mais atentas para evitar cair em alguma “pegadinha" por parte de parentes e amigos nesse dia, em especial.

Minha sogra não mora na mesma cidade que nós, mas ela tem o costume de no dia primeiro de abril ligar para meu esposo e ver se ele cai em alguma mentirinha, do tipo: "filho, estou ligando para pedir que você venha me buscar aqui no aeroporto, pois vim te visitar." Meu esposo fica logo empolgado com a notícia, mas, antes mesmo de desligarem,  minha sogra já começa a gargalhar do outro lado da linha e relembra que é dia primeiro de abril! Todo ano, desde que nos casamos, meu esposo fica aguardando a pegadinha da mãe dele nessa data. Muito engraçado, pois, trata-se de uma senhora de oitenta e dois anos!

Brincadeiras e trotes nessa data podem ser relembrados por cada uma de nós, com facilidade. Por outro lado, se tentamos nos lembrar de alguma verdade dita a nosso respeito, por uma outra pessoa, às vezes temos dificuldade de nos lembrarmos. Por que será?

Talvez não tenhamos a maturidade suficiente para confessar certos atos ou,quem sabe, não estamos preparados para ouvir confissões sinceras por parte de terceiros. São muitas as hipóteses que poderíamos citar.
 
A Bíblia  nos ensina a  falarmos sempre a verdade e nunca mentirmos – nem para Deus, nem para nós mesmas, nem para os outros. São muitos os versículos que poderíamos citar: 

“Portanto cada um de vós deveis  abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo, pois somos todos membros de um mesmo corpo. “
(Efésios 4:25)

“Não darás falso testemunho contra o teu próximo.”
(Êxodo 20:16)

“O Senhor odeia os lábios mentirosos mas se deleita com os que falam a verdade.”
(Provérbios 12:22)

Sem fazer apologia  a mentira, gostaria  de aproveitar essa data para falar, justamente, do oposto da mentira. O fato de sermos verdadeiros, ou seja, dizermos sempre a verdade foi alvo de um estudo apresentado na revista Viva Saúde desta semana e que eu gostaria de socializar no Post de hoje.


Ser verdadeiro alivia sentimento de culpa:

Mentiras sinceras só funcionam no mundo da arte. Falar a verdade, sem esconder nenhum detalhe é o verdadeiro antídoto da culpa. Essa foi a conclusão de um estudo recém publicado pelo Journal os Personality and Social Psychology. Os pesquisadores testaram dois grupos: um grupo em que os participantes  revelaram a verdade sobre determinados fatos e outro grupo em que os participantes omitiram determinados fatos.

Os participantes que contaram meias verdades, apresentaram maior sensação de culpa, vergonha e ansiedade em relação aos que falaram a verdade ou não contaram nada. 

Sob o enfoque neuroquímico, o estresse, em geral causado pelo fato de não se dizer toda a verdade, é maior e mais desgastante do que não revelar nada ou revelar tudo, afirmam os psiquiatras. 

Esse estudo foi importante para, no futuro, ajudar a reconhecer e diferenciar, de forma mais acurada, indivíduos que de forma desafortunada, cometeram ou se envolveram em delitos, por exemplo.

Além disso, estudos como esse auxiliam na identificação e tratamento de indivíduos sociopatas nos quais não são observados sinais de real arrependimento, mesmo em casos de confissão, afirma o psiquiatra do Hospital Samaritano de São Paulo, Dr. Pedro Katz.

(Fonte: Revista Viva Saúde – Número 131)


Dica de Filme







Título: Jogos Vorazes – Em Chamas

Direção: Francis Lawrence

Elenco: Jennifer Lawrence; Sandra Ellis; Woody Harrelson; Josh Hutcherson; Lenny Kravitz.

Sinopse: Este é o segundo volume da trilogia Jogos Vorazes, baseada nos romances de Suzanne Collins. A saga relata a aventura de Katniss (Jennifer Lawrence), jovem escolhida para participar aos "jogos vorazes", espécie de reality show em que um adolescente de cada distrito de Panem, considerado como "tributo", deve lutar com os demais até que apenas um,  saia vivo. Neste segundo episódio da série, após a afronta de Katniss à organização dos jogos, ela deverá enfrentar a forte represália do governo local, lutando não apenas por sua vida, mas por toda a população de Panem.

Receita da Semana









Frango ao Molho de Iogurte e Espinafre
(Receita retirada da revista Viva Saúde)

Ingredientes:


  • Quatro filés de frango
  • Uma colher (sopa) de suco de limão
  • Dois dentes de alho amassados
  • Uma colher (sopa) de manjericão
  • Uma colher (chá) de sal
  • Duas colheres (chá) de azeite de oliva
  • Pimenta biquinho (para decorar)


Modo de Fazer:

Tempere o frango com limão, alho, manjericão e sal. Aqueça o azeite em uma panela e doure os filés, dos dois lados.
Reserve.
Para o molho, bata os demais ingredientes no liquidificador e aqueça em banho-maria, sem deixar ferver, para não talhar.
Regue os filés com o molho na hora de servir e decore o prato com pimenta biquinho, cortada longitudinalmente.

Versículo da Semana


 



"...Por essa razão Deus lhes envia um poder sedutor, a fim de que creiam na mentira."

(2 Tessalonicenses 2:11)