segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Fé como um Grão de Mostarda (Parte I)


 
 
 
 
Caras leitoras, vamos iniciar uma série de estudos sobre Fé. Creio que precisamos fortalecer diariamente nossa fé e esses estudos me ajudaram muito a descobrir de que maneira isso é possível. Portanto, espero que esses quatro estudos retirados do site Eis-meaqui.com.br  possam edificá-las e fortalecê-las na fé.

"Respondeu-lhe o Senhor: Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a esta amoreira: Arranca-te e transplanta-te no mar; e ela vos obedecerá."

(Lc 17.6)

"Pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará. Nada vos será impossível."

(Mt 17.20)

Que pensamentos e emoções invadem o nosso coração quando lemos essas afirmações do Senhor Jesus? Estamos de fato firmemente convictos de que isso se cumprirá literalmente com uma ordem nossa, fazendo uma amoreira ou um monte se transplantarem de um lugar a outro? Ou reagimos justamente ao contrário, simplesmente rejeitando essas afirmações e dizendo que isso não é possível?

Infelizmente, são justamente essas afirmações de Jesus que criam em muitos crentes uma sensação de fraqueza interior, pois quase automaticamente vem o pensamento: "isso não é possível!" Pelas leis da natureza, infelizmente, é o que acontece com essas passagens das Escrituras; em princípio, sempre despertam dúvida e incredulidade, levando-nos à humilhante constatação de que não entendemos direito o que a Palavra quer nos dizer.

Por isso empenhemo-nos para entender qual é, afinal, o sentido espiritual mais profundo das palavras de Jesus especialmente em Mateus 17.20.

Em primeiro lugar, quero dizer que em nosso texto: "Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará. Nada vos será impossível", não se trata de uma grande fé, mas de uma grande façanha, de um ato grandioso! Essa afirmação é totalmente contrária à interpretação tradicional que sempre fala de uma fé tão grande que muda um monte de lugar. Mas repito: aqui prioritariamente não se trata de uma grande fé, mas de uma grande ação pela fé!

Afinal, que fé é esta, que pode ter um efeito tão impressionante como o deslocamento de um monte? Será que é uma fé imensa, sistemática, objetiva, planejada, convincente, que não vê empecilhos, e que de maneira soberana supera tudo o que atravessa o seu caminho? Uma fé que move montanhas evidentemente poderia ter tais características. Mas o Senhor Jesus não fala de uma fé desse tipo. Então, que fé é esta, que tem – como Jesus expressa figuradamente – a condição de transferir montes? A esta fé capaz de fazer grandes façanhas, o Senhor Jesus chama de: fé como um grão de mostarda.

"Pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará. Nada vos será impossível". O que é um grão de mostarda? Em Marcos 4.31, ele é chamado de "...a menor de todas as sementes sobre a terra". De fato ele tem um diâmetro de apenas 0,95 -1,1 mm. Esse pequeno grão de semente, que precisa ser observado com uma lente se quisermos vê-lo nitidamente, é considerado pelo Senhor como exemplo para uma fé que é capaz de mover montanhas.

 

(Marcel Malgo – http://www.chamada.com.br) 

 

Receita da Semana


 
 
 
 
 
Torta Alemã Caseira

(Receita retirada do Blog Receitas da Vovó Cristina)

 

Ingredientes da Torta:

  • Um pacote de biscoitos Maria

  • 200 gramas de manteiga sem sal

  • Uma  lata de creme de leite Nestlé (sem soro)

  • Uma  xícara (de chá) de açúcar

  • Meia  xícara (de chá) de leite

Ingredientes para a Cobertura:

  • Um  tablete de chocolate meio amargo Nestlé, picado (200g)

  • Uma  lata de creme de leite Nestlé
 

Modo de Fazer:

Bata a manteiga e o açúcar até esbranquiçar. Misture delicadamente o creme de leite gelado e reserve. Forre um recipiente refratário quadrado (21×21 cm) com papel-alumínio. Faça uma camada de biscoitos embebidos no leite e por cima coloque uma camada de creme. Vá alternando as camadas, terminando com o biscoito. Leve ao congelador.

Cobertura: Aqueça o creme de leite em banho-maria, junte o chocolate picado e mexa até obter um creme liso e homogêneo. Reserve. Desenforme a sobremesa sobre um prato de servir e espalhe a cobertura alisando bem. Volte à geladeira para gelar um pouco e sirva a seguir.

Dica da Vovó: Para retirar o soro do creme de leite, é só furar o fundo da lata e o soro escorrerá, ficando só o creme dentro da lata. É importante que deixe esse creme de leite gelado.

Dica de Leitura


 
 
 
 
 
Título: A Jornada

Autor: Rodrigo S. de Almeida Leitão, Ricardo A. C. Makino e Ricardo A. da Silva (organizadores)

Número de Páginas: 386

Ano: 2012

Editora: Z3 Editora

Versículo da Semana



 
 
 
 
 
“Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras jamais passarão.”

(Mateus 24: 35)