domingo, 8 de dezembro de 2013

Buscando a Maestria (Parte II)








Caras leitoras, vou apresentar no Post dessa semana mais um comentário publicado pela revista Forbes, sobre a obra de Robert Greene, intitulada Maestria.

Estou lendo esse livro nas ultimas semanas e devo admitir que as ideias apresentadas no livro são provocativas e extremamente pertinentes. Recomendo a leitura!

 
"Depois de uma vida dedicada ao estudo do poder, Robert Greene concluiu que existe um só caminho para se tornar um mestre, percorrido pelas pessoas mais poderosas do passado e do presente. Neste livro, ele revela ao mundo suas descobertas, desbancando de uma vez por todas muitos mitos de nossa cultura sobre os gênios da história e mostrando que cada um de nós traz dentro de si o que é preciso para se tornar um mestre.

Como Greene constatou ao longo de anos de pesquisa, muitas das pessoas mais bem-sucedidas do mundo não foram predestinadas a grandes realizações. Quando criança, Charles Darwin foi um aluno medíocre, na melhor das hipóteses. O que ele fez para se tornar um dos cientistas mais influentes de todos os tempos? Seguiu o mesmo trajeto que levou Leonardo da Vinci, filho ilegítimo e pária social, a se tornar um mestre das artes e das invenções.

Primeiro, ambos se dedicaram com afinco às suas áreas de interesse. Como Benjamin Franklin, Henry Ford e outros mestres aqui descritos, eles se engajaram no aprendizado rigoroso, contando com mentores que foram capazes de iniciá-los no conhecimento que deriva de anos de experiência.

Em seguida, eles absorveram o poder de seu mestre. Com base na análise da vida de Michael Faraday e Carl Jung, entre outros, Greene mostra como eles internalizaram o conhecimento de seus mentores, ultrapassando-os em brilhantismo, e, depois, dominaram a arte da inteligência emocional, transitando com habilidade pelos círculos sociais para fazer aliados e evitar batalhas desnecessárias.

No entanto, depois de conquistarem suas áreas, os mestres não se acomodaram. Em vez disso, expandiram o próprio conhecimento por temas correlatos, enriquecendo a mente com a capacidade de fazer novas associações de ideias. Como nos casos de Mozart e dos irmãos Wright, essa busca os capacitou a revogar as regras de seus campos de atuação, revolucionando-os de maneira radical e profunda.

Para demonstrar como essa forma de inteligência pode ser aplicada ao mundo moderno, o autor entrevistou nove mestres contemporâneos. As histórias dessas personalidades, que representam as mais diferentes origens, classes sociais e etnias, refutam a noção de que a maestria é algo ultrapassado ou elitista. A excelência alcançada por esses indivíduos é, sem dúvida, consequência de esforço e persistência, não de genética ou de privilégio. Suas trajetórias também mostram como a maestria pode ser adaptada aos nossos tempos e deixam claro o poder que tem a nos oferecer."

Fonte: Forbes


Dica de Leitura







Título: A Medicina da Imortalidade

Autor: Ray Kurzweil & Terry Grossman

Ano: 2004

Editora: ALEPH

Número de Páginas: 409

Receita da Semana







Receita de Bolo de Fubá Tradicional
(Receita retirada do site M de Mulher)

Ingredientes:
. Quatro xícaras (chá) de leite
. Três ovos
. Duas xícaras (chá) de açúcar
. Uma e 1/2 xícara (chá) de fubá
. Uma colher (sopa) de fermento em pó
. Uma colher (sopa) de margarina
. Meia xícara (chá) de coco ralado
Modo de Fazer:
 Aqueça o forno.

No liquidificador, bata o leite, os ovos, o açúcar, o fubá, o fermento, a margarina e o coco ralado.

Ponha em uma forma retangular, untada com margarina, e leve ao forno durante 35 minutos ou até dourar. 
Desenforme ainda morno.
Salpique coco ralado ou açúcar de confeiteiro.

Versículo da Semana







 


“Alegrai-vos sempre no Senhor. Repito:alegrai-vos. Seja conhecida de todos os homens a vossa bondade.

(Filipenses 4:13)