sábado, 1 de março de 2014

Estudo sobre Longevidade - Blue Zone (Introdução)







Caras leitoras, essa semana estava assistindo algumas palestras do TED sobre longevidade. Uma delas, proferida por um médico norte-americano, dava detalhes de um estudo realizado com os centenários de diversos países, mapeados geograficamente. Esse estudo deu o nome de Blue Zone às áreas espalhadas em diferentes continentes,  onde vivem tais centenários, mapeando seus hábitos alimentares, estilo de vida, cultura local, relação familiar, dentre outros aspectos. Não são muitos locais, no TED eles citam uma comunidade no Japão, uma comunidade na Itália, uma comunidade na Costa Rica e uma comunidade nos Estados Unidos.

No Post de hoje eu não detalharei ainda esse estudo, mas quero destacar uma cidade que faz parte da Blue Zone, localizada na Califórnia, denominada Loma Linda. Essa comunidade de centenários é formada, em sua maioria, por adventistas.

Pois bem, nessa região, por força da própria denominação, nas sextas-feiras ao cair da tarde  eles costumam se recolher para orar, reconhecer a grandeza de Deus, ficando até o por do sol do dia seguinte em clima de contrição. Eles interrompem suas rotinas para seguir um ritual contemplativo. Desde a criança mais nova até o mais velho ancião, todos se juntam nesse costume há décadas.

A alimentação deles é baseada em textos do antigo testamento, dando prioridade a frutas e legumes. Eles são pessoas amáveis e que sempre se reúnem.

As mulheres gostam de fazer lanches semanais para conversar, cantar e orar.

Tais práticas saudáveis, segundo o estudo, favorece a longevidade. A importância dos laços afetivos, da crença coletiva em Deus, de atividades físicas prazerosas e regulares e uma alimentação saudável, são aspectos importantes a se considerar.

Vejam o que diz parte desse estudo da Blue Zone ao se referir aos habitantes adventistas centenários residentes em Loma Linda - Califórnia:


A Igreja Adventista formada na década de 1840  construiu uma cultura focada na saúde. 
Adventistas incentivam o vegetarianismo, enquanto desencoraja o uso de álcool, tabagismo e refrigerante.

Os adventistas  construíram vários centros de tratamento, no modelo de Spas e Centros Termais, onde as pessoas podem relaxar e se descontrair. No final dos anos 1870, o foco se ampliou ainda mais para a medicina preventiva, incorporando a prática do exercício físico  regular e melhorando o estilo de vida de sua população.

 A investigação científica mostra que os adventistas em geral têm um risco muito menor de contrair  diabetes, câncer e doenças cardíacas em comparação com a média da população idosa da América e possuem maiores chances de desfrutar de uma vida longa e saudável.

Nesse estudo, destacam-se alguns hábitos saudáveis dos habitantes adventistas de Loma Linda, tais como:
      
       Comer nozes: um vasto corpo de pesquisa realizada com pessoas com pouco mais de 50 anos mostrou que os adventistas têm reduzido suas taxas de doenças cardíacas, diabetes e câncer , incluindo câncer de pulmão, em comparação com a média norte-americana. Outros estudos demonstraram que o baixo consumo de carnes, o consumo diário de nozes e a ingestão diária de 5-6 copos de água faz bem para a saúde do coração , diminuindo a taxa de ataques cardíacos.
        
      Nutrir mente e corpo: ao se praticar atividade física regular e ao  manter um IMC saudável é possível aumentar a longevidade.  Pessoas obesas e com sobrepeso, a médio e longo prazo, podem desenvolver doenças e males crônicos que prejudicam sua saúde. Os adventistas tiram um tempo de sua semana para relaxar, rejuvenescer e se concentrar na família, amigos e Deus.
       
     Ajudar os outros: o adventista se destaca por praticar a cultura do voluntariado. Esta prática  ajuda a evitar depressão e  contribui positivamente para o  fortalecimento de sua rede social.

Podemos resumir algumas lições preciosas dessa população adventista e transformá-las em conselhos:

  • Encontre um santuário no tempo para descomprimir. A observância do sábado para os adventistas ocorre a partir de sexta-feira à noite e segue até o final da tarde de sábado, quando todos  se concentram em Deus, na família, nos amigos e na natureza.
  • Mantenha um peso saudável. A manutenção de uma dieta saudável  ajuda a manter a pressão arterial e os níveis de colesterol baixos . Certas frutas e vegetais também diminuem o risco de desenvolver  câncer de pulmão, ovário e próstata .
  • Comer nozes! Pesquisas  demostram  que comer nozes aumenta a expectativa de vida em dois anos e diminui o risco de se contrair  doença cardíaca.
  • Fazer exercícios  físicos  regularmente. Você não tem que correr maratonas para ser saudável. Os adventistas caminham diariamente, um hábito que possui correlação direta, segundo as  pesquisa, para o baixo índice de doenças cardíacas  e  câncer entre eles.
  • Fortalecer seus elos sociais. Os adventistas se reúnem periodicamente em grupos para passar algum tempo juntos e para nutrir seus relacionamentos afetivos.
  • Seja um Voluntário. O voluntariado reduz o estresse e contribui para um senso de propósito  conectando os adventistas a uma rede social onde as pessoas possuem interesses comuns e muita afinidade.
  • Faça um jantar leve. Transforme o café da manhã em sua principal refeição, seguida do almoço e termine com um jantar mais leve. No caso dos adventistas dessa cidade, isso tem  contribuído para manutenção de um IMC equilibrado e para um sono de melhor qualidade.
(fonte: Blue Zone Study )

Dica de Filme








Título: Amor Sublime Amor

Direção: Jerome Robbins e  Robert Wise

Elenco: Natalie Wood; Richard Beymer; Russ Tamblyn; Rita Moreno; George Chakiris.


Sinopse: - Amor Sublime Amor estabeleceu um padrão para filmes musicais, que ainda não foi superado até os dias de hoje. Dirigido por Robert Wise e Jeremy Robbins, e espetacular roteiro de Ernest Lehman, o filme combina a trilha sonora inesquecível ("Maria", "Somewhere", "Tonight") de Leonard Bernstein e Stephen Sondheim com a exuberante coreografia de Robbins para criar uma fusão transcendente de realismo e fantasia que será sempre um deleite para o olhar, para os ouvidos e para o coração. Um triunfo em todos os níveis, este eletrizante musical apresenta a imortal tragédia de Romeu e Julieta em um pano de fundo de guerra de gangues nos bairros pobres de Nova Iorque dos anos 50.

Receita da Semana






Mousse de Limão Siciliano
(Receita retirada do site Dedo de Moça )


Ingredientes:
  • Uma lata de leite condensado
  • Uma caixa (200ml) de creme de leite
  • Três quartos de xícara (chá) de suco de limão siciliano (coado)
  • Raspas de limão siciliano
  • Raspas de chocolate branco


Modo de Fazer:

1. No copo do liquidificador, coloque: o leite condensado, creme de leite e o suco de limão. Bata bem até que todos os ingredientes se misturem.

2. Coloque a mistura em tacinhas (ou qualquer outro recipiente para servir) e leve para gelar por no mínimo 4 horas.

3. Na hora de servir, salpique raspas de limão siciliano e chocolate branco.

4. Sirva gelado.


Versículo da Semana






"Aqueles a quem o Senhor abençoa possuirão a terra."

(Salmos 37:22)