sábado, 22 de setembro de 2012

O Paradigma: Tornando-nos Mais Semelhantes a Cristo (parte I)




Caras leitoras, essa semana iniciaremos uma série de quatro estudos de autoria de um renomado pregador e estudioso da Palavra de Deus que tive o privilégio de conhecer e cujas idéias muito admiro: John Stott. Os estudos tomam por base a última participação de John Stott na Convenção de Keswick, realizada em 17 de julho de 2007, intitulada “O Paradigma: Tornando-nos Mais Semelhantes a Cristo”. Dividiremos em quatro partes esse sermão de John Stott, dada a profundidade do assunto e a relevância para nossa vida diária como cristãs.
“Lembro-me muito claramente de que há vários anos, sendo um cristão ainda jovem, a questão que me causava perplexidade (e a alguns amigos meus também) era esta: Qual é o propósito de Deus para o seu povo? Uma vez que tenhamos nos convertido, uma vez que tenhamos sido salvos e recebido vida nova em Jesus Cristo, o que vem depois? É claro que conhecíamos a famosa declaração do Breve Catecismo de Westminster: “O fim principal do homem é glorificar a Deus, e gozá-lo para sempre”. Sabíamos disso e críamos nisso. Também refletíamos sobre algumas declarações mais breves, como uma de apenas sete palavras: “Ama a Deus e ao teu próximo”. Mas de algum modo, nenhuma delas, nem outra que pudéssemos citar, parecia plenamente satisfatória. Portanto, quero compartilhar com vocês o entendimento que pacificou minha mente à medida que me aproximo do final de minha peregrinação neste mundo. Esse entendimento é: Deus quer que seu povo se torne semelhante a Cristo. A vontade de Deus para o seu povo é que sejamos conformes à imagem de Cristo. Sendo isso verdade, quero propor o seguinte: em primeiro lugar, demonstrarmos a base bíblica do chamado para sermos conformes à imagem de Cristo; em segundo, extrairmos do Novo Testamento alguns exemplos; em terceiro, tirarmos algumas conclusões práticas a respeito. Tudo isso relacionado a nos assemelharmos a Cristo. Então, vejamos primeiro a base bíblica do chamado para sermos semelhantes a Cristo. Essa base não se limita a uma passagem só. Seu conteúdo é substancial demais para ser encapsulado em um único texto. De fato, essa base consiste de três textos, os quais, aliás, faríamos muito bem em incorporar conjuntamente à nossa vida e visão cristã: Romanos 8:29, 2 Coríntios 3:18 e 1 João 3:2. Vamos fazer uma breve análise deles. Romanos 8:29 diz que Deus predestinou seu povo para ser conforme a imagem do Filho, ou seja, tornar-se semelhante a Jesus. Todos sabemos que Adão, ao cair, perdeu muito — mas não tudo — da imagem divina conforme a qual fora criado. Deus, todavia, a restaurou em Cristo. Conformar-se à imagem de Deus significa tornar-se semelhante a Jesus: O propósito eterno de predestinação divina para nós é tornar-nos conformes à imagem de Cristo. O segundo texto é 2 Coríntios 3:18: “E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito”. Portanto é pelo próprio Espírito que habita em nós que somos transformados de glória em glória — que visão magnífica!”
By John Stott

Receita da Semana












Filé a Parmegiana

(Receita enviada por Vânia Marangone)


Ingredientes:
  • ·         500g de alcatra ou contra filé em bifes
  • ·         250g de queijo mussarela fatiado
  • ·         ½ litro de molho de tomate pronto
  • ·         Dois ovos batidos, com uma pitada de sal
  • ·         Dois dentes de alho amassados
  • ·         Orégano, sal e vinagre a gosto
  • ·         Farinha de rosca suficiente
  • ·         Óleo suficiente
  • ·         Queijo parmesão ralado para polvilhar


Modo de Fazer:

Tempere os filés com orégano, sal e vinagre e passe nos ovos batidos e na farinha de rosca. Frite em óleo bem quente e deixe escorrer o excesso de gordura no papel toalha. Em um refratário, arrume os filés, regando com molho de tomate e cobrindo com as fatias de queijo mussarela. Se desejar, pode acrescentar umas fatias de presunto fatiado sobre o queijo também. Por fim, regue com mais molho de tomate e polvilhe o queijo ralado e um pouco de orégano sobre os filés. Leve ao forno pré-aquecido para derreter o queijo

Dica de Leitura















Título: As Mulheres Francesas não engordam
Autor: Mireille Guiliano
Número de Páginas: 256
Ano: 2005
Editora: Campus

Versículo da Semana















"Porque o Senhor dá sabedoria e da Sua boca vem a inteligência e o entendimento."

(Provérbios. 2:6)

domingo, 16 de setembro de 2012

Pensamentos e Frases













Caras leitoras, tenho certeza de que todas gostaram do post da última semana, de autoria de Rick Warren. Portanto, essa semana, resolvi trazer algumas frases e pensamentos desse mesmo autor, para nossa reflexão e aplicação na nossa vida diária. São verdades simples e super pertinentes. 

“Pensamos que a tentação esta ao nosso redor, mas Deus diz que ela começa dentro de nós.”

“O que acontecer exteriormente em sua vida não é tão importante quanto o que acontece dentro de você.”

“Deus está muito mais interessado em quem você é do que, no que você faz.”

“Suas mais intimas e profundas experiências de adoração, ocorrerão provavelmente nos dias mais sombrios.”

“A maior capacidade é a confiabilidade.”

“A importância das coisas pode ser medida pelo tempo que estamos dispostos a investir. Quanto maior o tempo dedicado a alguma coisa, mais você demonstra a importância e o valor que ela tem pra você. Se você quiser conhecer as prioridades de uma pessoa, observe a forma como ela utiliza o tempo“.

“O que passou, passou! Nada mudará o passado. Você apenas machuca a si mesmo com sua amargura. Para seu próprio bem, aprenda com o passado e, em seguida se afaste dele”

Dica de Filme
















Título: As Pontes de Madison

Elenco: Clint Eastwood (Robert Kincaid); Meryl Streep (Francesca Johnson); Annie Corley (Carolyn Johnson); Victor Slezak (Michael Johnson); Jim Haynie ( Richard Johnson); Sarah Kathryn Schmitt (Carolyn); Christopher Kroon (Michael); George Orrison (Café Patron); M. Jane Seymour ( Café Patron).

Sinopse: Robert Kincaid (Clint Eastwood) é um fotógrafo profissional contratado pela revista National Geographic para tirar fotos das belas pontes do condado de Madison, Iowa. Perdido, ele pede informações na fazenda dos Johnsons. Francesca Johnson (Meryl Streep - indicada ao OSCAR em 1996 por este filme), é uma dona de casa, casada há quinze anos e com dois filhos adolescentes. Duas vidas unidas pelas estradas do destino. Dois mundos completamente diferentes. Tentando resistir a um inesperado romance. Robert e Francesca. Uma paixão que surge apenas uma vez na vida. Talvez, a única chance de viver um grande amor... mesmo que seja impossível durar para sempre!

Receita da Semana












Brigadeiro de Capim Santo
(Receita enviada por Lita Alves)


Ingredientes:
  • ·         Uma xícara de chá de leite (desnatado ou integral)
  • ·         25 folhas (aproximadamente) de erva cidreira (sp) ou capim santo (nordeste)
  • ·         Uma lata de leite condensado
  • ·         Uma colher de sopa de margarina (light ou normal)
  • ·         Açúcar cristal para enrolar os brigadeiros 


Modo de Fazer:

Bater no liquidificador a erva cidreira com o leite.
Em uma peneira coe a mistura e em uma panela com o leite condensado e a margarina, apure todas as misturas até ficar em ponto de brigadeiro.
Nós observamos quando desprende do fundo da panela (aproximadamente 25 minutos em fogo baixinho), para não espirrar muito.
Depois da mistura fria, passe em açúcar cristal fino, ou, se desejar,  sirva como brigadeiro de colher.
Minha Avó chamava esta receita de caça-maridos. É o manjar dos Deuses!

Versículo da Semana

















“Acontecerá depois que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos anciãos terão sonhos, os vossos mancebos terão visões.”

(Joel 2:28)